sábado, 10 de novembro de 2012

Esponjas Menstruais

No meu último aniversário, ganhei de presente da Ana Karina alguns livros muito bacanas que falam sobre o universo feminino. Neste momento, estou lendo “A Deusa – aprenda a descobri-la e a cultuá-la em todas as suas manifestações”, da autora Teresa Moorey. Uma coisa que achei muito interessante neste livro e que quero compartilhar aqui hoje é uma passagem em que a autora fala sobre esponjas marinhas menstruais. Confesso que é a primeira vez que vejo algo sobre isso e fiquei bem curiosa em saber se é uma boa alternativa. Se alguém já usou, ou conhece que já tenha usado, seria legal compartilhar a experiência. E segue aqui o relato da autora:
“A maior parte da proteção disponível não é benéfica nem para o meio ambiente nem para o corpo da mulher. As sustâncias alvejantes e as fibras dos tampões podem causar irritação, e, em casos extremos, o seu uso tem provocado choque tóxico e até mesmo morte. Absorventes higiênicos poluem os mares e são levados às praias pelas ondas. O que poderíamos fazer para remediar isso?
Esponjas menstruais são uma boa alternativa aos tampões. Para usá-las, você precisa comprar uma esponja natural, e cortá-la no tamanho requerido. Uma esponja natural será suficiente para supri-la com várias espojas menstruais, de maneira que você poderá experimentá-las cuidadosamente. O tamanho conveniente para você vai depender das dimensões do seu corpo e do fato de você ser virgem ou não, ter tido filhos, etc. Seja cuidadosa. Embora eu tenha três filhos, o tamanho mais confortável para mim ainda é de apenas seis a oito centímetros de diâmetro. Você poderá usar tamanhos diferentes em diferentes estágios do período menstrual, sendo as maiores obviamente melhores para os dias de fluxo mais intenso.
Para inserir a esponja, você precisará umedecê-la, espremer a maior parte da água e introduzi-la. Poderá sentir que ela é um tanto desconfortável. Depois de algum tempo, talvez perceba que ela começou a vazar, mas, de início, será apenas a água remanescente que sairá primeiro. Quando precisar remover a esponja, faça-o com cuidado para não se machucar, pois ela terá se amoldado ao corpo. É sempre possível tirar a esponja, porém, mulheres muito jovens podem sentir pânico. Se são os seus primeiros ciclos menstruais, talvez você precise de ajuda de uma mulher mais velha para conhecer melhor o seu corpo. Não empurre demais a esponja, e de início use uma bem pequena. Se você é virgem, poderá sentir dor ao colocar a esponja, a ponto de lhe parecer impossível! Não se preocupe, não há nada de errado com você. Significa apenas que a vagina precisa de uma suave distensão e uma esponja pode não ser adequada no momento.
Uma esponja saturada precisa ser totalmente lavada antes de ser reutilizada, de modo que esse pode ser um método inadequado se o seu período menstrual for abundante e você estiver longe de casa. No entanto, para dias médios e leves, ele pode ser ótimo. Deixe passar alguns meses até você se acostumar com as espojas, pois de início elas são estranhas. Nunca lave a sua esponja com sabão em pó ou detergente. Use apenas água comum e deixe a esponja secar naturalmente se não for reutilizá-la de imediato”.
Mônica Azevedo

Obs: Na Espanha vende as Esponjas. Link para conhecer: http://www.lacopamenstrual.es/tienda/esponjas-vaginales/

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...