segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Minha Deusa da Lunação - 30/10 a 29/11/16: Deméter


Deméter, deusa grega da colheita, é considerada o arquétipo da mãe da deusa tríplice. Sua história ofereceu consolo através das eras para as mães de todos os lugares e serve para explicar as estações do ano.

Quando a filha de Deméter, Perséfone foi raptada por Plutão, deus do inferno, para toma-la como sua esposa, ela buscou sua filha até os confins da Terra. Deméter logo soube que Zeus permitira que Plutão se casasse com Perséfone. Com essa notícia, tristeza e fúria inundaram a deusa. Para que a terra refletisse sua mágoa, Deméter impediu todas as plantas de florescer e amadurecer, criando assim o inverno pela primeira vez.

O principal ritual associado à Deméter foi o Tesmofória, que permitia às mulheres processar as suas dores, respeitar sua tristeza e reconhecer sua divindade interior, semelhante à da deusa.

Texto retirado do livro “Oráculo Sagrado das Deusas”, de Kris Waldherr

Ótima lunação a tod@s!


Mônica Azevedo

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Minha Deusa da Lunação - 30/09 a 30/10/16: Aine


Deusa irlandesa do amor e da luz, Aine era cultuada na noite do solstício de verão. Associada ao Sol e à Lua, a popularidade de Aine é comprovada por santuários devotados a ela em todo o mundo celta. Algumas pessoas acreditam que durante a Idade Média a influência do cristianismo tenha desestimulado o culto de Aine. Mesmo assim, não podem seus poderes deixar de ser reconhecidos. Aine, a deusa da luz, foi transformada em leannan sidhe, uma rainha das fadas mágica, cujo poderes pode ser usados para diabruras.

História sobre Aine, a rainha das fadas: Uma delas averte que um namorico romântico com a Aine leva a uma morte extasiante – um conto popular provavelmente disseminado pelos monges cristãos, para estimular a monogamia. Outra história a venera como mãe das fadas, por meio de encontros com homens mortais. Como tal, sugere o poder do amor para espalhar magia pelo mundo.

Texto retirado do "Oráculo Sagrado das Deusas", de Kris Walderr

Ótima lunação a tod@s!

Mônica Azevedo



linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...